segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ANDAR COM DEUS – ENOQUE.


        Andar indica uma ação dinâmica e necessária na vida dos filhos de Deus. Andar fala de práticas diárias, de decisões no dia a dia. Andar fala de nossa forma de viver no mundo, de nosso estilo de vida.
        Andar com Deus significa nossa forma de viver no mundo de maneira que agrade ao Altíssimo. Andar com Deus fala de nosso estilo de vida que se paute pela justiça, pela misericórdia e pela humildade (Mq. 6:8).
        Andar com Deus fala de caráter cristão demonstrado diariamente. Andar com Deus é refletir a imagem de Cristo em nós. Andar com Deus é não viver para si, mas consagrar-se diariamente para a glória de Deus (Gl. 2:20).
        A Bíblia nos fala de dois personagens que andaram com Deus: Enoque e Noé.


Enoque.
        “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” Gn. 5:24.

        Entre os muitos personagens da Bíblia que fascinam as pessoas está Enoque cujo nome significa: “Dedicação.” Algumas lendas foram criadas a partir deste personagem do Velho Testamento.
        Os árabes o consideram como profeta. Os rabinos se dividem em torno deste personagem. Eles o apresentam de forma ambígua, ora tendo enfrentado a morte, maneira pela qual o Senhor o protegeu de uma geração pecadora.  Por vezes também o apresentam como alguém que foi exemplo de vida piedosa e, que, por conta disso Adonai o tomou para si, sem provar a morte.
        Enoque é mencionado 10 vezes nas Escrituras, sendo que 07 no Velho Testamento (Gn. 5:18-19,21-24; 1Cr.1:3) e 03 vezes no Novo Testamento (Lc.3:37; Hb.11:5; Jd.1:14). Embora sejam feitas poucas referências a este personagem, em nada, porém, é insignificante sua trajetória de vida na terra.
        Enoque tem sido exemplo de como andar com Deus em comunhão contagiante. Seus dias foram marcados por uma sequência monótona: “gerou... viveu... morreu.”.
        Sua trajetória de vida é descrita da seguinte maneira: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” Gn. 5:24.
ü Andou com Deus e sua vida foi mudada em relação aos seus contemporâneos – “Andou... viveu... gerou... e Deus o tomou para si” - Gn. 5:24; Hb.11:5.

ü Ele andou com Deus agradando-lhe com seu estilo vida num tempo de corrupção, Gn. 5:22; 6:5. – “... Obteve testemunho de haver agradado a Deus.” Hb. 11:5.

ü Andou com Deus e tornando-se o exemplo de fé a ser vivida pelos filhos de Deus, Hb. 11:1-2, 5-6; 12:1.

ü Andou com Deus e seu testemunho ecoou profeticamente contra os pecados de seus dias, Jd. 14.

        A comunhão com Deus deve ser contagiante como a de Enoque ao ponto de nos levar a viver no tempo presente com fé (Hb. 11:2), com testemunho de haver agradado a Deus (Hb. 11:5), e a esperança de que a morte não fará cessar nossa comunhão com Deus (Gn. 5:24). Vale a pena andar com Deus!
        A quem Enoque contagiou quando andou em comunhão com Deus? A passagem de Gênesis nos mostra que Além de Enoque outro personagem andou com Deus no período antediluviano: O patriarca Noé.
        Noé por certo tomou conhecimento da vida piedosa de seu bisavô Enoque e inspirou-se nele para uma vida que marcou sua geração (Gn. 6:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário